Sobre Nós

110 anos

Quando os anos contam, contam histórias, contam experiências, falam de práticas e trabalho especializado e sempre, ao longo de mais de um século, nos transmitem sabedoria e know-how.

O início de atividade está registado no ano de 1911 com o nome de Joaquim Crisóstomo da Silva Santos, em Coimbra.

Nestes 110 anos muito se passou, a empresa cresceu, ampliou instalações, mudou de atividade, voltou a mudar de instalações, modernizou-se, adaptou-se a uma nova forma de comércio, alterou a gama de produtos, especializou-se e, finalmente, integra o mundo do e-commerce.

Percorrer a história d’ A Lusitana, é conhecer a evolução do comércio local e mundial. Grandes alterações, grandes decisões e eis que em 2021 A Lusitana apresenta-se como empresa online, em exclusivo.

Continuamos a trabalhar para os nossos clientes adaptando os nossos serviços para maior rapidez na resposta aos seus pedidos.

Continuamos aqui para lhe dar os conselhos técnicos e orientação nos seus trabalhos.

Estamos aqui para lhe enviar os seus artigos comodamente com entregas ao domicílio.

Mantemos o serviço de restauro e confeção personalizada nos seus pedidos.

Estamos aqui.

1ª Geração

Começou pelo:
  • Fabrico de móveis de estilo
  • Confeção de colchões em palha de milho e almofadas em sumaúma
  • Confeção de cortinados e reposteiros

Após a 1ª Grande Guerra, com a saída de alguns operários da fábrica, o fundador da empresa decidiu abrir novas oficinas, agora no Pátio dos Castilhos, Rua Quebra Costas e Rua Fernandes Tomás na Coimbra antiga.

Os móveis eram adquiridos em branco sendo posteriormente trabalhados por operários especializados: entalhadores, marceneiros, carpinteiros. As ferragens eram aplicadas e os acabamentos personalizados. Também trabalhavam nas oficinas algumas costureiras.

2ª Geração

Com o falecimento do primeiro empresário ficou a gerir a firma o seu filho mais novo, Álvaro Teixeira Santos passando a denominação da empresa para Joaquim Crisóstomo da Silva Santos, Sucessores Lda, (01/01/1969) tendo mantido a mesma atividade.
  • Desenho e produção de móveis: peças únicas.
  • Decoração (com a mobilização militar e a ida para Angola do seu gestor, a empresa manteve apenas a atividade de decoração)

Com o seu regresso e por influência da esposa, professora de Desenho e entusiasta da Tapeçaria de chão e parede, iniciou uma nova etapa no desenvolvimento da empresa.

Tendo sempre o intuito de inovar e desenvolver, investigou os materiais utilizados, técnicas e pontos procurando formas de facilitar o trabalho da tapeçaria.

  • Inventou uma nova tela – Juta Decimétrica – patenteada, que facilitava a aprendizagem do ponto de arraiolos, vindo a revelar-se um auxiliar precioso na manufatura dos tapetes, reduzindo em cerca de 40% o tempo gasto na sua confeção.
  • Editou uma revista com carácter didático : “Tapeçaria Portuguesa” onde o público em geral pode encontrar:
    • A história dos Tapetes de Arraiolos
    • Como executar um Tapete de Arraiolos
    • Técnicas do ponto como: contornos, cantos, enchimento, acabamentos e franja
    • Desenhos originais
Entretanto o ramo de atividade foi-se alargando e lançou no mercado:
  • Telas pintadas para meio-ponto
  • Tecidos próprios para execução de ponto cruz, meio-ponto, pontos lançados, bordados regionais, esmirna e fada-do-lar
  • Fios específicos para cada tapeçaria, bordado ou artes manuais: lã, acrílico e algodão
  • Acessórios: agulhas, bastidores, teares de franja e outros artigos para a confeção manual de tapeçaria e bordados.

3ª Geração

Em 2015 com o falecimento do empresário, sucede a filha mais velha procurando manter a oferta dos mesmos artigos, inovando e ampliando e abrindo uma nova loja ao público numa zona residencial moderna em Coimbra.

A pressão dos Clientes foi grande e fizeram-se workshops de tapeçaria e bordados vários procurando passar conhecimento e arte aos nossos clientes. Desde os mais jovens aos adultos de mais idade, muitos passaram pel’ A Lusitana aprendendo e continuando uma das mais belas artes manuais, a tapeçaria.

Porque percebemos que um objeto fruto da criação manual é o orgulho de quem o cria, avançámos para a oferta de serviços especializados de restauro de tapeçaria pois os nossos Clientes querem fazer perdurar os seus tapetes.
É um desafio que poucos artesãos aceitam e sentimos que estamos a oferecer algo raro e pouco comum.
Mais uma vez, aqui pode contar connosco para reparar e restaurar o seu tapete de Arraiolos.

4ª Geração

Já passaram 110 anos na história da nossa empresa, orgulho de uma família que mantém a gestão e que já vai na 4ª geração.

Com 110 anos de história A Lusitana vai virar uma página importante e a partir de 01 de janeiro de 2021 passa a funcionar exclusivamente online, o que nos permite chegar mais longe e, ao mesmo tempo, estar mais próximos de si.

No nosso renovado site, encontra todos os produtos pelos quais sempre fomos uma referência, e que iremos continuar a fornecer. Apostaremos ainda na diversificação da nossa oferta de produtos e serviços para ir ao encontro das suas necessidades.